30 março 2011

Angola Historial

       Breve Histórial.   
                                                                                                                                       

              

       Angola situa-se na costa do Atlântico Sul da África Ocidental, entre a Namíbia e o Congo, Governada pelo então Monarca Africano,  Rei do Congo com capital situada em São Salvador, atual M´banza Congo.          
   - O Explorador Português Diogo Cão foi o primeiro Europeu a descobrir Angola , no reinado de D. João II, chegam ao Zaire em 1484.
                    
   - Os Portugueses povoaram, e colonizaram a mesma no século XV, permanecendo nela como sua colónia até á independência em 1975
   - O comércio de escravos levou a deterioração das relações de Portugal com o Rei Afonso e os sucessores, as revoltas internas levaram ao declínio do Reino do Congo. 
   - Nessa altura portugueses expandiram os seus contactos para sul ao longo da costa,  acabando por fundar  Luanda em 1576.
   - Concomitantemente e de forma aviltante permaneceu a escravatura e o comércio de escravos servindo estes como a maior fonte de mão de obra para as plantações no Brasil, então também colónia Portuguesa. 
   - A População Angolana descontente com a governação dos Portugueses iniciou luta pela independência começando assim a chamada guerra colonial em 1961.
   - Em Janeiro de 1975, após a revolução dos cravos em Portugal, foi criado um governo de transição, com representantes dos três Movimento de Libertação, FNLA, MPLA,UNITA, e o governo português, com vista a independência do País.
   - Mas com desentendimentos e violentos combates entre o MPLA e FNLA em Março de 1975 
a guerra regressou agora entre irmãos com ideários políticos diferentes.
   - A guerra terminou oficialmente no ano 2002, com a morte de Jonas Savimbi da UNITA. O conflito resultou em cerca de 500 000 mortos. sendo umas das guerras mais prolongadas da Guerra Fria,  já que tanto a União Soviética como os Estados Unidos consideravam este conflito essencial para o equilíbrio de poder entre ambos.
  - A partir desta  data o País, começou um grande desenvolvimento económico em Angola, mas a nível social ainda tem um grande caminho a percorrer.

 Musica Angolana!
    Hoje a Capital Luanda,  e maior cidade de Angola, é o berço de diversos estilos de musica como o merengue, kilapanda, kazukuta, e semba. Na ilha do cabo ao largo da costa de Luanda, nasceu a rebita, um estilo que tem por base o acordeão e a harmónica. O semba, que partilha raízes com o samba (de onde a palavra tem origem e significa umbigada), é também predecessor da kizomba e kuduro, é música de características urbanas, e surge com das cidades, em especial com o crescimento de Luanda.

Alguns pratos típicos de Angola!
      Muamba de galinha - Constitui um dos pratos mais populares do país.  óleo de palma, quiabos, jindungo, cebola, abóbora e alho. 
      O funge ou pirão - É um acompanhamento culinário típico de Angola, confeccionado com farinha de milho ou de mandioca, é usado como acompanhamento da moamba de galinha.
      Frango com piri-piri (gindungo)  frango assado de churrasco característico de Angola.
  
Frutos!
           Anonas, Fruta pinha, Pitangas, Maboque, Loengos, Manga, Abacate, Sape sape, Mação da india, Papaia, Múcua, Gajajas, Cajú..........e uma lista interminável  de outras.

Um Abraço Fraternal a Todos Angolanos, e a Todos de qualquer raça ou credo que Tombaram e que Ajudaram a construir aquele País.
                                                                                                                       - Luís Bastos -

Sem comentários:

Crepúsculos - "Sunsets"

Angola Terra Linda... No Miramar !

Sol di Manhã - Ritinha Lobo

Waldemar Bastos - N´duva (Na Morte da Cantora)

A Bela Ilha da Madeira - Pérola do Atlântico

Subindo o Rio Douro - Portugal

Tabanka Djaz - Nha Corçon ... tradução PT

Waldemar Bastos - Por do Sol

Luanda Moderna - Serenata a Luanda - Eleutério Sanches